Musculação na terceira idade:

A musculação é importante em todas as fases da vida e para os idosos especificamente é uma atividade que gera autonomia e independência para o idoso conviver no seu dia a dia, exercer tarefas básicas, cuidar da sua casa, andar, subir e descer escadas, entre outras coisas.

Um fator muito importante de fortalecer a musculatura é que isso melhora o equilíbrio e evita por exemplo que o idoso caia. Sabemos que as quedas são uma das maiores causas de morte na terceira idade e prevenir isso é fundamental.

Ainda falando da saúde óssea, a prática de exercícios com carga previne doenças no sistema esquelético como por exemplo a osteoporose.

É importante trabalhar o fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões, já que nessa fase da vida é necessário uma atenção redobrada em todos esses quesitos.

A atividade física também é importante para o controle e prevenção de colesterol, diabetes, hipertensão e na ativação do sistema metabólico, por isso a musculação é fundamental para um bom envelhecimento.

Saúde e economia

Por promover saúde e bem estar, prevenir e tratar doenças, a musculação também ajuda economicamente, diminuindo ou até eliminando gastos com remédios, além da socialização, melhorando à disposição e afastando o estresse..

A musculação pode ser realizada por qualquer idoso desde que tenha bons profissionais para atender e atingir os objetivos com sucesso!

Texto por: Professora Daniella Lanutte
Professora de Musculação e Personal Trainer na Nocaute Academia.