A fáscia plantar é o tecido que recobre a musculatura da planta do pé, que se estende do calcâneo (osso que forma o calcanhar) até os dedos e ajuda também a manter o arco longitudinal do pé.
Os principais fatores de risco dessa patologia são: fraqueza muscular, alteração no arco do pé, encurtamento da musculatura posterior da perna, sobrecarga no treinamento, calçado inadequado, obesidade, sedentarismo e acomete ambos os sexos acima dos 40 anos.
Principais sinais e sintomas: dor localizada, dor matinal (os primeiros passos), dor após ficar em pé por muito tempo e após realizar atividade física de alta intensidade.
Após uma adequada avaliação médica, o tratamento se inicia com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios e fisioterapia.
Na fisioterapia, usa-se medida antiinflamatória como o ultra-som, TENS e manipulação na região, depois se inicia a fase de fortalecimento, alongamento e exercícios proprioceptivos, para depois realizar exercícios direcionados para a prática esportiva desejada do paciente.
Dr. Ricardo Grunkraut
Fisioterapeuta
Fonte: Blog site Proaction Sports